sábado, 1 de novembro de 2008

7 Mitos Sobre Plágio

Mito 1: Plágio é homenagem; se alguém me plagiou, é porque gostou do meu trabalho; devo me sentir lisonjeado.

Verdade: Plágio é crime! O fato de que o plagiador goste do meu texto é irrelevante. Se alguém me plagiou, é porque acha que meu trabalho lhe será útil; seja para suprir sua falta de capacidade para gerar conteúdo, para atrair visitas ao seu site (e consequentemente aumentar sua renda ), ou para se fazer passar pelo autor de um texto, chamar a tenção demonstrando qualidades que não possui, e inflar o próprio ego com elogios que não lhe pertencem.


Mito 2: É bobagem se preocupar com o plágio; não há nada de errado com o plágio.

Verdade: Plágio é uma prática desonesta, é roubo. Os direitos autorais são considerados, perante a lei, bens móveis. É tão errado plagiar, quanto roubar um carro.


Mito 3: Se alguem me plagiou, é porque meu trabalho é bom.

Verdade: De certa forma, isso é verdade; mas o conceito de “bom” é uma coisa muito subjetiva. É altamente provável que o plagiador tenha achado que seu texto é bom; mas essa não é a razão do plágio. O plagiador rouba o conteúdo porquê:

- O texto lhe será útil de alguma forma (Mito 1);
- Acha que tem direito de copiar e colar o que melhor lhe aprouver (Mito 4);
- Acredita que, devido à vastidão e o anonimato da Internet, não será descoberto.



Mito 4: O que está na Internet é livre para ser usado por qualquer um, de qualquer forma; o plágio/cópia é uma forma válida de disseminar informação, ou de suprir meu blog/site com conteúdo.

Verdade: A Internet é livre. O conteúdo, como eu já expliquei, é um bem móvel; como qualquer bem, é propriedade de alguém. E a lei dá o direito a esse alguém, de dispor de seus bens como melhor lhe der na telha. Você só pode usar conteúdo criado por outra pessoa, com permissão dessa pessoa (excetuando o “fair use”, claro está).

Achar que o que está na internet pode ser usado e abusado, pelo mero fato de estar lá, à vista, é como achar que os carros que estão na rua podem ser usados por qualquer um, para qualquer coisa.

A disseminação da informação não requer de ctrl-C e ctrl-V. Ninguém impede que você comente, cite, indique, ofereça links, relate os fatos ou explique as coisas com suas próprias palavras. Se você acha que o que eu escrevi é relevante para seus leitores, mande eles pra cá!


E se você não é capaz de suprir seu blog com conteúdo original, criado por você mesmo, então… NÃO TENHA UM BLOG, ORAS! Eu não sei pilotar avião; por isso não tenho um avião. Sim, é só por isso! :)



Mito 5: As pessoas plagiam porque não sabem que é errado, ou porquê não sabem qual é o procedimento correto.

Verdade: Essa é uma das desculpas mais esfarrapadas que já vi. Você quer que eu acredite que você NÃO SABE que é ERRADO MENTIR que é o autor de um texto, quando você sabe perfeitamente que o copiou de outra pessoa?


Se você não sabe qual é o procedimento correto, PERGUNTE. Se os plagiadores roubassem conteúdo por ignorância, reconheceriam seu erro, quando confrontados - quando o legítimo autor lhes explica o procedimento correto. Coisa que não acontece.



Mito 6: Você não pode/não deve denunciar publicamente um plagiador, pois você vai prejudicar sua imagem (a dele).

Verdade: Sempre e quando sua acusação tenha fundamento - seja verdade, né - e você tenha PROVAS do plágio - screenshots, páginas guardadas, testemunhas - você tem não só o direito, mas talvez até mesmo o dever de expor o caso. Sites baseados em plágio devem ser retirados da Web. Expondo o plagiador, você acaba com a festa dele; é provável que inclusive ajude outras pessoas que tenham sido plagiadas por ele e não sabiam, e até mesmo evite que outros sejam plagiados.

É claro que ele pode simplesmente virar para o outro lado e criar outro blog de plágios; mas cabe a nós dificultar-lhes a tarefa de alimentar seus sites com conteúdo roubado. É muito mais fácil manter um site assim, arrebanhando leitores e visitas, do que ter que começar constantemente do zero. Um dia ele cansa.



Mito 7: Não adianta lutar contra o plágio; não há forma de vencer os plagiadores; é melhor se conformar e deixar pra lá.

Verdade: Imagine o que seria a Internet hoje se todos pensassem: “O Spam acontece o tempo todo, existem demasiados spammers, não adianta lutar contra isso”. Imaginou? Então?

Claro que é dificil. Mas o conformismo, o nosso derrotismo é o que os levará à vitória. Existem muitas formas de lutar contra o plágio. Esse devia ser o assunto deste post; mas a questão dos mitos se extendeu bastante.





Texto retirado de Blosque .com, PARA DAR ABERTURA AO CONCURSO DO VALE

Leia a matéria na íntegra AQUI



Me Morte



Estão abertas as inscrições para o CONCURSO DE NATAL DO VALE DAS SOMBRAS & TURBA LITERÁRIA



LEIA O REGULAMENTO NA POSTAGEM ANTERIOR E ENVIE SEU POEMA



BOA SORTE A TODOS!

Nenhum comentário: