quarta-feira, 2 de junho de 2010

Abrindo o Sarcófago - YES







































Quando o cantor e compositor Jon Anderson e Chris Squire formaram o Yes em 1968, ninguém poderia ter previsto o que estava por vir !

Nesta época, o rock n'roll tinha provado que viera para ficar e era para ser levado a sério.

John Anderson e Cris Squire desejavam fazer uma música que uni-se a força e excitação do rock com a complexidade e riqueza melódica da música clássica.

O Yes abriu caminho para o que seria chamado "Progressivo" ou "Rock Arte" e junto com outras bandas contemporâneas como Pink Floyd e Genesis criaram um gênero musical inteiramente novo !


No verão de 1969 sua formação era Jon Anderson - vocal, Chris Squire - baixo, Tony Kaye - teclados, Peter Banks - guitarra e Bill Bruford na bateria. Juntos lançaram seu primeiro LP intitulado simplesmente YES. Este disco teve excelente repercussão entre os fâns do genero progressivo na época.

Seu segundo album Time And A Word lançado em 1970 marca além do amadurecimento musical da banda, a saída do guitarrista Peter Banks, substituido por Steve Howe então famoso como músico de estúdio.

Em 1971 lançam Yes Album, em março empreendem sua primeira excursão pela América. Durante esta tour, o tecladista Toni Kaye sai do grupo, dando lugar para Rick Wakeman egresso da banda Strawbs; já uma estrela com brilho próprio que era saudada pelo semanário Melody Maker como a super estrela do futuro.

Sua entrada no grupo abriu caminho para a utilização efetiva dos sintetizadores dando um acabamento mais esmerado as composições do grupo.




Fragile foi lançado com grande aclamação da crítica em 1972.

Destaca-se a música Roundabout de Jon Anderson e Steve Howe, que apartir de então foi usada para abrir os espetáculos da banda. Esta canção tornou-se um hit do Yes, sua marca registrada.

Apartir deste disco, o artista Roger Dean assume a programação visual do grupo, desenvolvendo o logotipo da banda, cenários de shows, capas de discos entre outras coisas, utilizando como tema paisagens surrealistas e imagens oniricas que se integraram com perfeição ao estilo da banda.

Close To The Edge, também lançado em 1972, é um Lp com apenas três composições longas: Siberian Khatru, ""And You And I" e "Close To The Edge". A excursão de lançamento acabou tornando-se um revival dos 10 anos de carreira e o filme Yessongs.

Tanto o filme quanto o sucesso da excursão acabaram por firmar a imagem do Yes como um dos melhores grupos no cenário progressivo internacional.

O ponto negativo foi a saída de Alan White antes do início da tour Close To The Edge, sendo substituido por Bill Bruford. Após sua saída do grupo, Alan White tocou com John Lennon, George Harrison e Joe Cocker.

O ano de1973 foi dedicado a uma extensa série de shows no Japão, Austrália, América e Inglaterra. Neste ano lançaram o álbum triplo Yessongs e Tales From Topographic Oceans, um álbum duplo conceitual.

Yessongs tornou-se rapidamente um sucesso de vendas !



No começo de 1974 o grupo regressa a América, onde tocaram no Madison Square Garden, em seguida retornaram a tour europeia.

Em junho 1974 Rick Wakeman decidiu investir em sua carreira de solo e sai do grupo, que passou a contar com Patrick Moraz como membro efetivo a partir do lançamento do disco Relayer. A popularidade da banda apesar do saida de Rick continuou crescendo, prova disso foi o concerto dado no J.F.K de Filadélfia. que reuniu mais de 100.000 pessoas!

Dois destaques no ano de 1975 ! O lançamento do disco Yesterday, uma coletânea contendo material dos dois primeiros discos da banda e do filme Yessongs um longa metragem.

O verão de 1976 marca uma nova tour pelos E.U.A, apesar de que não tinham gravado mais nenhum LP,esta tour foi vista por mais de 1.2 milhões de pessoas.



Em 1976 começa a circular noticias dando como certo o retorno de Rick Wakeman, o que efetivamente ocorre com saída de Patrick Moraz que parte para carreira solo.

Em maio de 1977 lançam o disco Going For The One.

Durante mais de dez anos o Yes tinha estado na estrada e nos estúdios e isto cobrou seu preço, Jon Anderson e Rick Wakeman saem da banda optando pela carreira solo.

O resultado da saída foi o disco Drama, cuja formação era Chris Squire, Steve Howe, Alan White, Trevor Horn nos vocais e Geoff Downes (teclados).

Este disco marcou uma virada radical no som da banda ! No iníco dos anos 80 o guitarrrista e compositor sul africano Trevor Rabin, conhecido no meio musical como experiente e talentoso produtor substitui Steve Howe e juntos gravam o album chamado Cinema.

Após a gravação deste disco, chamam de volta o velho amigo Jon Anderson e com ele gravam um novo Lp que recebe o nome de 90125. Este disco foi um estrondoso sucesso de vendas e serviu para atrair uma nova legião de fâns para o Yes !



A volta de Jon Anderson foi condicionada a ele poder em paralelo continuar com sua carreira solo.

Durante uma destas paradas, ele conversou com Bill Bruford, Steve Howe e Rick Wakeman para juntos gravarem algumas musicas e quando perceberam tinhm um disco inteiro gravado que chamou-se Anderson, Bruford, Wakeman & Howe para delícia dos fans do Yes.



Durante a divulgação deste disco, muitos jornalistas os questionaram quanto a uma possível reunião da melhor formação que o Yes já tivera; eles achavam isso dificil por uma série de razões, pelo menos no momento, mas a porta estava aberta !

Em meados de 1994 o Yes lança o disco Talk com Jon Anderson, Chris Squire, Trevor Rabin, Alan White e Tony Kaye. Foi seu primeiro disco totalmente gravado no processo digital e Trevor Rabin levou quase dezoito meses para produzi-lo.

Depois do lançamento e subsequente excursão Trevor Rabin sai do grupo e a banda para por alguns meses !

Numa entrevista da época, John Anderson falou "Eu disse a Chris e Alan que nós deveríamos voltar a trabalhar com Rick e Steve, que tinhamos de descobrir do que seriamos capazes após 18 anos passados"

Como ficou demonstrado, a magia definitivamente ainda estava intacta ! Uma série de 3 concertos foi organizada durante 1996.

A tour foi um grande sucesso e estimulou a composição de novo material para um futuro disco a ser lançado em 1997.


Ao conversar com jornalistas Anderson afirmou " Nós não estamos fazendo um retorno, nós estamos avançando. Tudo está no tempo e lugar certo e nossa música soa cada vez melhor ! "

FÃ CLUBE
http://www.sak.com.br - Excelente site em Português

Nenhum comentário: