quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A pergunta que não quer calar:

Estou ao lado do caixão, preto, com detalhes em dourado...Por que as pessoas acham bonito esses detalhes horrendos, esse pano de cetim roxo...Por que roxo? Por que essa vestimenta de domingo?
As pessoas lutam a vida inteira para andar bem vestidas, não querem fazer feio, sapatos e roupas bem transadas...Por que na hora da morte a família a veste com essas roupas que mais parecem saídas de uma época antiga, como se vivessem em 1800 e la vai cacetada...? Mulheres com rendas brancas, homens com ternos pretos, camisas de seda, cheiro de éter...Ah! Bem lembrado, o cheiro! Que cheiro é aquele que exala da sala onde o corpo é velado? Não poderiam colocar "Bom Ar" ou algum perfume mais agradável? Sem esse odor de velas queimando, por favor, isso é absurdamente tétrico!
Existem pessoas que pedem uma festa no dia de seu enterro. Música, cantoria...Não seria o caso de fazer disso um hábito?
Se as pessoas tratassem a morte como uma partida temporária, uma despedida da vida corpória apenas, um "até breve" como tem que ser, acho que o terror iria embora. Hoje o que vemos são pessoas aterrorizadas, doentes pela vida, temerosas do dia fatídico...Pensar na morte é um tormento, falar então, nem pensar!
Morte é recomeço, é transição, é virgula, então para que marcar como algo que vamos querer esquecer?
É triste ver um corpo inanimado, assumo, é muito triste, mas, é mais triste cobrir de terror a despedida de um bem que nos foi tão caro, a vida.
Morrer ninguém quer, jamais! Mas passar pela morte muito menos...
Então a pergunta que não quer calar: Por que marcar com tanta feiura um acontecimento que por si só já é tão triste?
Fico sem respostas...

2 comentários:

Adroaldo Bauer disse...

Tenho repetido que, quando for, vou contrariado, portanto, nada de salamaleques e quetais porque se vou ser cremado, como desejo, pra que tantos uis e ais...
Por certo que a morte chegará, mas que não me surpreenda como a vida vez por outra faz, tipo multa rodoviária chegando por A.R.
Que se apresente inteira, uai.
Se é feia, que se mostre, a megera.
Bonita não há de ser, a triste.
Que ela não nos despiste.
Eu não quero respostas, desejo continuar fazendo ainda muitas perguntas.

Fєrnαndєz ♠♠ disse...

Uma pergunta intrigante a sua. Adoraria ter a respostar.

http://terza-rima.blogspot.com/